Jogo com mapa dinâmico

Conversa geral sobre o Almansur, feedback e sugestões

Moderators: psantos, llandeiro

Jogo com mapa dinâmico

Postby arjor » Mon Aug 24, 2009 6:48 pm

Lamento, mas deixem-me manifestar o meu desconforto, com o facto de ter sido colocado num promontório, onde estou rodeado por água por três lados, onde em dois deles, só tenho um anel circundante à volta da capital, pk depois é água-o k é péssimo pró recrutamento, pk me obriga a desenvolver o centro de recrutamento, mais do k desejaria, logo de início) e a saída de lá é através de outro imperial, ou através de um feudal k começaram a jogar antes de mim(= a já terem tido mais tempo pra se desenvolver e conkistar as terras circundantes).
Ou seja, inicío o jogo, já em desvantagem, kdo o k dizem é k as oportunidades são dadas aos jogadores em pé de igualdade ... enfim
Para finalizar, discordo k tenha estado duas jogadas sem ver os territórios que me circundavam a Norte e a Este (não apareciam territórios nem o azul da água), kdo afinal, nesta jogada, apareceu finalmente o azul da água, fazendo-me perder uma jogada, pelo menos, pois em vez de deslocar os exércitos prá outra ponta do território, ficaram ali a proteger as terras de um futuro novo jogador k viesse ocupar o território ao lado e sabem, como os inícios dos jogos, são importantes.

Nota do moderador: este post foi transferido para o currente tópico

Re: Jogo com mapa dinâmico

Postby psantos » Wed Aug 26, 2009 9:33 pm

O novo sistema de geração de mapas é totalmente automático, e o mapa vai crescendo à medida que os jogadores se inscrevem, não tendo assim que esperar que o jogo "encha". Um dos objectivos deste teste é perceber exactamente que tipo de afinações serão necessárias.

Os territórios que ficaram a preto são exactamente os territórios onde poderiam ter aparecido jogadores novos. Uma vez que o mapa tem que ficar disponível para a possibilidade de entrarem estes jogadores, durante esse tempo, o mapa tem de ficar a preto. Quando "expirou" a possibilidade, o mapa foi completado.

Se houver sugestões para melhorar os sistema, elas são muito bem vindas.

Postby arjor » Fri Aug 28, 2009 12:14 am

OK!
Agora já está bem melhor e até já se vê, pr'além do k seria expectável, só é pena não terem entrado novos jogadores prá zona do mar, mas td bem, só me fez perder um território com cavalos k o meu vizinho do sul aproveitou e adiantou-se ...
Parabéns e bons desenvolvimentos :!: 8-)

Postby susequeen2002 » Sun Apr 11, 2010 2:25 pm

Penso que seria muito bom para os jogadores que o mapa se ampliasse automaticamente o equivalente a dois hexágonos sempre que atingíssemos a borda visível do mapa, antes que o jogo "expirasse" para o ingresso de novos jogadores.

Assim, se não houvesse o ingresso de novos jogadores ainda teríamos estes territórios a expandir até o mar.

Se houvesse, por outro lado, a entrada de novos jogadores, o que era preto se preencheria com espaços cinza e/ou os territórios já conquistados destes jogadores. Isso também seria bom para distanciar um pouco as capitais dos recém chegados (que estariam em certa desvantagem) possibilitando que tenham mais terras a conquistar.

Postby marco » Mon Apr 12, 2010 9:55 am

Nota que isso permitia aos jogadores iniciais crescer ainda mais antes da entrada de um novo jogador, o que possivelmente conduziria a um maior desequilíbrio a favor de quem se inscreve primeiro.

Acho que o mais importante é encontrar formas de equilíbrio que permitiam aos últimos jogadores a entrar serem competitivos contra os primeiros, pois actualmente só se podem "safar" pela via diplomática.

Alguma sugestão para este objectivo?

Postby susequeen2002 » Wed May 05, 2010 6:35 pm

Quando todos começam ao mesmo tempo (ou com poucos turnos de diferença) ninguém quer atacar ninguém porque precisa se fortalecer, construir suas minas e fazendas e etc. Daí se unem numa aliança e fazem amizades com seus vizinhos.

Quando os novos participantes entram são atacados enquanto ainda estão fracos. E "normalmente" é muito difícil para os novos jogadores entrarem ou estabelecerem uma nova aliança. Então de qualquer forma o desequilíbrio já existe e não há como se "safar" pela via diplomática, vide o que está ocorrendo no AB II.

"Alguma sugestão para este objectivo?"

Bem, já que o desequilíbrio é um fato. O que sugiro é que seja dada uma margem maior para que os novos jogadores pudessem crescer, ou seja, que suas capitais ficassem cada vez mais distantes do cenário inicial à medida que os turnos vão passando. Ou que os recursos iniciais (ouro/ferro e comida) fossem melhores, bem como o número de tropas. Isso poderia melhorar o atual desequilíbrio.

Resumindo: Entrando no início tem recursos "x", o que é oferecido hoje. Entrando após alguns turnos os recursos iniciais vão melhorando e as capitais se distanciando para oferecer espaço para os novos participantes poderem crescer.
O resto vai depender da habilidade de cada um.

Postby Woah » Wed May 05, 2010 11:04 pm

Ao se distanciar as capitais os jogadores mais fortes ficam com ainda mais territórios de "graça" se tiverem sorte na posição e aparecerem jogadores novos ao lado, não penso que isso ajude muito..

Para evitar desequilíbrios penso que uma boa ajuda é limitar as alianças a 2/3 países máximo para que 60% do mapa não se possa logo aliar contra o resto e ou ganhar facilmente ou forçar uma contra-aliança do resto dos 40%.

De resto é questão de ir jogando e vendo o que acontece, é preciso atingir um equilíbrio entre atacar para se ficar mais forte mas não entrar em batalhas longas que deixem uma land vulnerável contra oportunistas.

Postby susequeen2002 » Thu May 06, 2010 1:56 am

Logo assim que entramos temos uma visão bem limitada do mapa, e os jogadores que já iniciaram não podem nos ver (a não ser que estejamos próximos o suficiente). O que sugeri foi isso, manter essa distância sem modificação no mapa (na visão de quem já iniciou) até que o novo jogador atinja a borda visível deste.

Outro fato é que enquanto não se vê nenhuma land, também não se pode efetuar relações diplomáticas. Isso poderia mudar. Deveríamos poder ter acesso às relações diplomáticas com todos os participantes, mesmo sem vê-los no mapa, desde o início.

Como o jogo tenta retratar a realidade de uma guerra, não se pode proibir ou determinar um número “X” para as alianças, mesmo porque se 75% das lands resolverem se juntar e acabar com o jogo, elas se juntam e decidem. Vence a maioria.

Postby lost » Fri Aug 13, 2010 6:59 pm

Tenho muitas criticas relativamente ao mapa dinâmico principalmente na escolha do tipo de território á volta das capitais. No ABII sou imperial e dos 6 territórios à minha volta tenho um favorável á minha raça, pois ou são high hills ou planos com dense forest ou ainda pantanos . Ainda por cima a minha capital tem árvores que nunca mais acaba.

No ABIII sou anão e a minha capital está a 2x hex's de distância de uma capital e 3 de outra, acho incrível pois deveria de haver pelo menos um distância mínima de 5 hex's entre capitais.

A solução passa por aumentar os mapas, um anel de 2 hex. á volta da capital o que dá perto de 13-14 territorios iniciais para cada jogador. Nesta disposição o primeiro anel será sempre com terreno maioritariamente favorável á raça escolhida pelo jogador enquanto que o 2 anel seria influenciado pelos diversos vizinhos. O aumento do mapa também acabaria por favorecer os jogadores mais lentos pois assim se perderem inicialmente 2-3 terrenos ainda ficariam com um 12-13 o que seria interessante actualmente ficam com 6-7 e com a capital do outro mesmo ao lado.

O jogo inicial deveria favorecer o combate 1:1 e não o o ataque 3:1 ou 4:1 como se verifica agora.

Postby Woah » Fri Aug 13, 2010 10:19 pm

O problema é que ao aumentares o terreno introduzido por cada jogador os jogadores mais fortes / espertos / activos conseguem ainda mais vantagens a dominá-los, não há solução fácil :D

Acho muito estranho que tenhas assim tantas árvores na capital se és imperial até porque os terrenos das capitais são sempre iguais pela minha experiência oO, duvido que sejam árvores suficientes para impedir que os teus farms tenham 100% rendimento lá.

Next

Return to Mesa Redonda