Melhor Raça?

Conversa geral sobre o Almansur, feedback e sugestões

Moderators: psantos, llandeiro

Melhor Raça?

Postby zemaria » Thu Oct 01, 2009 9:36 pm

Olá,

Parece que sou o primeiro a postar aqui :D

Estou a acabar o tutorial, e estava a pensar inscrever-me num jogo a sério.

Qual é a melhor raça para escolher, para um newbie?

Re: Melhor Raça?

Postby fsantosa » Mon Oct 05, 2009 11:37 pm

Para um newbie acho que os orcs sao uma boa aposta. Preocupa-te em construir depressa o ironworks 2 e recruitment centre 1 para poderes recrutar muitos Uruk-Hais que sao tropas excelentes para brincar. Com exercitos mistos de uruks e horde vais-te divertir em qualquer lado, excepto contra elfos nas florestas. Cuidado com exercitos de cavalaria grandes nas planicies. Mesmo que cometas erros podes criar facilmente outro exercito... e nao e facil virem-te bater no pantano profundo.

Postby Woah » Tue Oct 06, 2009 9:48 pm

Para dizer a verdade não concordo..os territórios iniciais dos orcs são muito maus e se fores newbie não sabes ainda a ciência de te expandires rápidamente no inicio de um jogo.

Para além disso, fazer um jogo militar é de longe a parte mais complexa do Almansur, sendo extremamente fácil dar "tiros nos pés" por assim dizer..

Por exemplo, a minha história:

Sou um orc lover, já de outros jogos portanto no primeiro jogo em que podia escolher a minha raça fui orc para ver como era. Como sabia que era uma raça militar e tal, pus-me a recrutar muitas tropas e descurei completamente a evolução dos meus territórios. Resultado: o meu exército consumia 3 vezes mais comida do que eu produzia por turno, no início conquistei muitos territórios e ganhei muitas batalhas, mas eventualmente fiquei sem comida e sem gold para a comprar no market e o meu exército revoltou-se, tendo acabado por ficar só com a capital nesse jogo porque o meu vizinho quando eu me juntei ao jogo já tinha o dobro dos meus territórios e após o meu exército inicial se desfazer após varias vitórias eu não tinha como criar um novo.

Desse ponto de vista uma raça de jogo económico é de longe mais fácil de jogar na minha opinião, continuas a ter de fazer a fase de expansão mas mesmo que falhes um pouco nela não é tão mau porque os teus territórios iniciais são ricos em recursos (comida nos humanos, ouro/ferro/pedra nos dwarves, etc). Orc se falhas a expansão, estás lixado basicamente. Para além disso aparentemente ninguém gosta dos orcs, é complicado arranjares alianças com quem quer que seja não-orc, o que resulta tipicamente em teres 20% do mapa (os orcs) aliados contra os outros 80%, resultando num massacre dos pobres orcs! (que é o que ja estou mesmo a ver a acontecer neste jogo que está a decorrer :P mas nós venceremos no final mwahaha!!).

Portanto em suma: para quem gosta de jogos rápidos e sempre "on the rope" realmente orc permite um jogo muito agressivo, com a elevada taxa de recruit, e pelo que estive a comparar na wiki, os horde uruk-hai's podem não ser a mais forte das tropas mas são de longe a mais cost-efficient, o unico problema é que mesmo para orc é complicado recrutar estas tropas porque não há assim tantos uruk-hai's por ai :(

Ter de possuir um ironworks nível 2 também não ajuda, não é propriamente extremamente caro mas demora pelo menos 3/4 turnos a chegar aí mesmo que gastasses sempre recursos nisso desde turno 1, o que dá tempo aos adversários de se expandirem, e aí já não é tão facil levá-los de vencida mesmo com uruk-hai's..

No final de contas, o "problema" do Almansur para os newbies é que não é um jogo muito forgiving a erros devido ao poder de um país ser exponencialmente maior conforme a quantidade de territórios que este tem. Num jogo tipo Travian etc, se fores atacado por um jogador mais forte / aliança perdes 50% dos teus recursos, ok, no Almansur, perdes os territórios e com eles qualquer hipótese de recuperação na maioria dos casos :P é muito importante o "first strike" até porque como não dá para prever os movimentos das tropas inimigas (a não ser adivinhando), é difícil forçar uma confrontação entre dois exércitos, o mais provável é que andem às voltas entre si sem nunca se encontrarem nos turnos :P

Bom, este post já vai longo, mas imho, não existe propriamente "melhor raça" neste momento, todas têm vantagens e desvantagens, mas para newbies aconselharia uma "raça de jogo diplomático/económico", em geral nem chega a ser necessário combater se se conseguir aliar logo a vários vizinhos, e aí o jogo passa a ser uma questão de desenvolver os territórios e possivelmente fornecer recursos aos aliados mais ofensivos até o jogo acabar, muito mais simples (mas boring também :P)!

Postby Woah » Sun Oct 11, 2009 4:00 pm

E já agora, outra coisa que só reparei agora é que, não sei se depende do mapa ou se a geração de mapas faz sempre assim de propósito mas neste jogo que está a decorrer os orcs só têm 3 territórios + capitais com uruks, e depois 3 territórios ricos neles, mas a 2 hexágonos de distância..calculo que seja de propósito para ter um recruitment center de nível 3 ser muito bom, portanto é extremamente importante ter o recruitment center a nível 3 também, senão a tua capacidade de recrutar uruks vai ser muito limitada..

Postby marco » Mon Apr 12, 2010 10:05 am

Esse padrão de disposição das populações não existe, pois à vários aleatórios na criação do território, a começar pela colocação da capital!

De qq forma talvez para um newby um Elfo seja interessante, pois têm um equilíbrio razoável entre qualidade de tropas e evolução económica. E como os soldados são caros, levando a exércitos de poucos mas bons, é mais difícil entrar numa situação de fome, que é algo que arruína qq game plan.

Return to Mesa Redonda