Rotas utilizadas pelo exército

Conversa geral sobre o Almansur, feedback e sugestões

Moderators: psantos, llandeiro

Rotas utilizadas pelo exército

Postby susequeen2002 » Wed May 05, 2010 6:56 pm

Gostaria de saber qual o critério utilizado para as rotas percorridas pelos exércitos.

Se meu exército não é anão ele sempre irá contornar uma montanha?

Digo isso porque dei uma ordem para meus exércitos, onde o destino era à quatro hexágonos além do ponto de origem, contudo os dois primeiros hexágonos entre a origem e o destino eram "Very High Hills" e o terceiro era de "High Mountain".
Daí observei nos "reports" que o exército contornou as montanhas e andou por seis hexágonos até chegar ao destino.

Posso evitar esse tipo de manobra, que tipo de ordens tenho que dar?

Re: Rotas utilizadas pelo exército

Postby Woah » Wed May 05, 2010 11:01 pm

Dar directamente ordem para cima da Very High Hills (de conquer por exemplo) seguido de ordem para atravessar para a montanha seguida de ordem para onde quer ir.

No entanto o critério usado pelo que percebi até agora é o de demorar menos tempo..os territórios de montanha são de tal forma difíceis de atravessar para exércitos que não sejam anões que demoraria MAIS a atravessar as montanhas mesmo sendo metade dos hexágonos de distância a percorrer.

Postby susequeen2002 » Thu May 06, 2010 2:17 am

Por ser um território amigo posso dar ordem de battle ou rest diretamente na Very High Hills, seguido de outra ordem na montanha e assim por diante. Ocorre que fiquei com receio de os exércitos ficarem todo o turno no local (em rest ou battle) e não executarem imediatamente a ordem seguinte.

Então mandei-os em battle/forced para o território imediatamente após a montanha. Eles levaram 23 dias para contornar (levando 2 a 3 dias, em média, de um hexágono para outro) e o status zerou. Fiquei me perguntando... será que eles levariam mais de 8 dias para transpor as montanhas? Vou fazer a experiência para saber!

Postby cnm123 » Thu May 06, 2010 12:06 pm

Se o exército tiver cavalaria, uma montanha pode demorar mais de um mês para transpôr.

Postby susequeen2002 » Thu May 06, 2010 1:09 pm

No exemplo acima, sem cavalaria.

Mas gostaria muito de saber qual seria a diferença de tempo, para executar a mesma ordem, se fossem de raças diferentes. Porque na verdade, não tenho a mínima noção de quanto tempo os exércitos levam de um território para o outro.
Sei que elfos são mais rápidos, mas quanto mais rápidos. Seria bom saber para calcular o tempo.

Vamos fazer a seguinte hipótese: Partindo de uma planície, seguindo por uma montanha, depois um pântano, chegando em uma colina, em território amigo:

Um exército de 1,000 Uruk-hai Horde, um exército de 1,000 Elite anão, um exército de 1,000 espadachins Elfos e um exército de 1,000 Legiões humanos. Todos com o mesmo status, treinamento, etc...
Quanto tempo cada um levaria para transpor cada território, com ordem de battle forced?

Postby psantos » Thu May 13, 2010 9:20 pm

A resposta e essa pergunta, nem o Game Designer conhece :)

Isso, tal como na realidade, só vem com a experiência, pois o tempo que um exército demora a percorrer um território é calculado de forma complexa. Duas regras:

O tempo para ir de A para B é sempre metade de atravessar A mais metade de atravessar B
A velocidade base de um contingente am milhas por dia está no wiki. Tendo em conta que o número de milhas (1 milha = 1000 passos = aprox 1 km) por hexágono é, nos scenarios históricos, de 50, consegue-se calcular o tempo em planicie. Em forced eles andam a 150% da velocidade.

Postby susequeen2002 » Mon May 31, 2010 9:52 am

Ok, então vá lá outra questão.

Por duas vezes mandei meus exércitos de um ponto (origem) a outro (destino), onde ao observar a "seta" mostrada no mapa, pensei que o exército iria percorrer aquela rota.
O que observei é que pela rota que eu imaginava que os exércitos iriam seguir (mesmo que desviassem dois hexágonos) eles só passariam por territórios amigos. Contudo o que observei na virada do turno foi que os exércitos percorreram uma rota maior, passaram por um território onde o status era de paz, declarando guerra automaticamente.
Já houve vezes de eu tentar efetuar exatamente este tipo de manobra (mandar passar propositalmente pelo território adversário para que a guerra fosse declarada automaticamente) e o exército contornava o território.
Ou seja, acho que os exércitos deveriam percorrer a menor rota, sempre, se não podemos avaliar o tempo em que os exércitos levariam para subir uma montanha, como avaliar se eles não chegarão ao destino em menos tempo fazendo a rota pela montanha ao invés de contornar por uma rota muito maior e, ainda, provocar uma guerra automaticamente???

Postby psantos » Thu Jun 17, 2010 8:32 pm

Os exércitos calculam sempre a melhor rota ( a mais curta ) entre dois territórios. Os territórios com que estamos em paz levam uma "penalidade", de forma ao exercito dar a volta, se a diferença não for muito grande. Se a opção de ir à volta for muito demorada, eles preferem atravessar o território Neutral e declarar guerra.

Postby lost » Mon Aug 16, 2010 6:07 pm

Só mais algumas dicas o movimento de A para B depende de vários factores para alêm da elevação do terreno:

- raça: diferentes bónus raciais

- densidade da floresta: varia se for para infantaria e cavalaria

- tipo de tropas: cada tipo de tropa têm as suas próprias tabelas no final o exercito anda pelo mais lento (mais lento naquele terreno ou seja um exercito com cavalaria na montanha o mais lento são os cavalos)

- numero de tropas do exercito: principalmente significativo para exércitos acima dos 10K homens

- numero de tropas no hex: ou seja se vais da A para B e entretanto chegam muitas tropas a A o teu exercito demora mais tempo

Estes são aqueles que me lembro mas só os game masters podem dizer se tudo está correcto pois eu fazei-o-me apenas em experiência

Postby psantos » Thu Sep 02, 2010 8:59 pm

lost wrote:- numero de tropas do exercito: principalmente significativo para exércitos acima dos 10K homens

- numero de tropas no hex: ou seja se vais da A para B e entretanto chegam muitas tropas a A o teu exercito demora mais tempo

Estes são aqueles que me lembro mas só os game masters podem dizer se tudo está correcto pois eu fazei-o-me apenas em experiência

Estes dois deixaram de ser usados no jogo normal a partir da versão 2 do jogo.

Return to Mesa Redonda