Número de pontos como objetivo para vitória

Ajuda - coloque as suas dúvidas ou problemas aqui

Moderators: psantos, llandeiro

Número de pontos como objetivo para vitória

Postby susequeen2002 » Thu Jan 28, 2010 6:16 pm

Quando comecei a jogar o Almansur Battlegrounds I eu achava o jogo estimulante, bem dinâmico, empolgante. Adorei poder fazer aliados e traçar estratégias de jogo para derrotar um inimigo em comum.
No início era ótimo, eu achava até que os turnos tinham que ser mais rápidos, "um dia era muito tempo para esperar para ver os resultados".

Mas o jogo cresceu demais! O ABI se tornou um jogo muito longo e que ainda está longe de ter um fim!

Perdi totalmente o interesse nesse jogo, tanto que adorei a idéia de transformá-lo em três vezes por semana! Talvez seja pelo fato de eu ser ainda iniciante e ter muito pouca experiência que tenha me feito perder o ânimo pelo jogo.

Outros jogadores do ABI, especialmente os mais experientes, não devem achar o mesmo, o que é compreensível, "quanto mais difícil, mais empolgante"! Mas de qualquer forma, gostaria de deixar a minha opinião neste forum, para que os programadores possam pensar em mais um tipo de objetivo a ser alcançado nos próximos jogos ou a limitação para o ingresso de participantes.

O primeiro colocado já atingiu a marca de 14,364,637 pontos em 67 turnos! O segundo colocado tem a metade dos pontos.
Se fosse traçado um número x de pontos como objetivo para a vitória, não seria também um estímulo a mais???

Re: Número de pontos como objetivo para vitória

Postby Amandita » Sat Jan 30, 2010 9:38 pm

Pensando bem, talvez um número previamente definido não seja uma boa idéia.

E mesmo que se pensasse em termos de percentual, como por exemplo, que o somatório de pontos do primeiro colocado seja 75% do somatório dos pontos de todos os demais participantes, muito provavelmente ele já terá atingido um dos objetivos já existentes hoje.

E pensando em termos de vitória, a primeira colocação já mudou diversas vezes nestes 68 turnos. Basta alguns participantes se juntarem contra o primeiro colocado para ele acabar caindo, tudo dependerá dos seus aliados e da sua relação diplomática.

E falando em pontos, ao término do tutorial havia a pergunta se eu queria ser um jogador com ranking. Onde verificamos esse ranking?

Postby Woah » Sun Jan 31, 2010 1:47 am

A questão é mesmo que se uma aliança atingir 75% dos pontos então provavelmente já atingiu ou está prestes a atingir o objectivo dos territórios, mas concordo que faria mais sentido para valorizar batalhas ganhas / perdidas e o desenvolvimento dos territórios em vez do fim do jogo ser apenas ditado pelo número destes.

Postby psantos » Sun Jan 31, 2010 1:16 pm

susequeen2002 wrote:Quando comecei a jogar o Almansur Battlegrounds I eu achava o jogo estimulante, bem dinâmico, empolgante. Adorei poder fazer aliados e traçar estratégias de jogo para derrotar um inimigo em comum.
No início era ótimo, eu achava até que os turnos tinham que ser mais rápidos, "um dia era muito tempo para esperar para ver os resultados".

Mas o jogo cresceu demais! O ABI se tornou um jogo muito longo e que ainda está longe de ter um fim!

Percebo o que queres dizer. Os jogos do almansur têm neste momento duas fases. A fase de desenvolvimento inicial "todos contra todos" ou pequenas alianças locais, com uma diplomacia muito activa. Por volta do turno 40-50, os jogadores inactivos/mais fracos/com azar de colocação/sem diplomacia foram básicamente eliminados, e as alianças tendem a estabilizar, criando-se grandes guerras épicas entre alianças com dezenas de jogadores.

Nesta segunda fase, os exércitos são grandes, e um erro paga-se caro.

Esta segunda fase do jogo é atrativa para jogadores mais experientes, mas imagino que para jogadores menos experientes possa ser um pouco brutal de mais. Esta segunda fase só é atingida nos scenários históricos, e nos jogos com mapa aleatório grandes. O que achas de se criarem jogos com número máximo de jogadores (15?) e com número de turnos pré-determinado (40?) ?

Outra coisa que está planeada, mas ainda não completamente implementada, é existirem vários objectivos que dão pontos de vitória, e que são adaptados à situação de cada jogador.

Postby Woah » Sun Jan 31, 2010 3:41 pm

Parece-me uma excelente ideia! Se bem que mesmo em jogos pequenos (menos de 40 turnos jogados) e com poucas lands pode haver batalhas épicas, mas tendem a ser one sided e em geral um jogador domina com o dobro / triplo dos pontos dos outros.

Um erro no Almansur paga-se muito caro em geral, uma vez que não só se perde a maioria do exército derrotado, como este não cumpre as ordens que tinha sido ordenado (devido a estar demasiado ocupado a fugir em pânico ^^) E especialmente o adversário recupera 10% das tropas perdidas, consegue continuar as suas ordens e fica com mais status do que o exército derrotado, portanto é fácil fazer um erro fatal :P

Postby susequeen2002 » Sun Jan 31, 2010 8:32 pm

Estou fazendo somente agora o que deveria ter feito desde o início, ou seja, aprendendo mais sobre o jogo!

Na minha completa ignorância eu pensava que era somente recrutar exércitos e mandá-los a conquistar os territórios!

Eu não sabia que as ordens slow/normal/cautions/forced influenciavam no resultado das batalhas, eu sempre utilizava a "normal" achando que pouparia os exércitos e nunca utilizava a "slow" porque achava que demorariam muito para chegar ao destino. Uma coisa que descobri muito tarde era que os Elfos andavam mais rápido que as demais raças e que as milícias de outras raças juntas com o exército Elfo atrasava-os.

Fui descobrindo as melhores tropas a serem recrutadas e quais terrenos me davam mais vantagens. No início, eu mandava todas as minhas tropas a batalhas em qualquer terreno, resultado quase "virei história"!

Vocês poderiam disponibilizar, na inscrição de cada jogo, uma nota do tipo "até 15 participantes", "de 15 a 30 participantes" e "acima de 30 participantes" ou iniciante, intermediário e avançado ou qualquer outra nomenclatura que instrua o iniciante no momento da escolha.

Não acho que se deva determinar o número de turnos (40) juntamente com um número pré-determinado de participantes. Ou um ou outro! Poderia haver uma outra categoria determinada pelos turnos, com número indeterminado de jogadores, contudo só admitindo que se entrasse novos participantes até o turno 10, por exemplo. É uma idéia!

Postby Woah » Sun Jan 31, 2010 9:13 pm

Difícil classificar o jogo por níveis de dificuldade uma vez que esta depende muito do fluxo de jogo, alianças, agressividade dos jogadores vizinhos etc.

Postby psantos » Tue Feb 02, 2010 1:25 pm

Foi criado um novo jogo que pode ir no máximo até 15 Participantes. O primeiro turno será processado dentro de 2 dias.

Está planeada uma revisão da interface que irá dar mais informações sobre os jogos na lista para escolha.

Postby lost » Mon Aug 16, 2010 5:30 pm

Penso que todos os jogos deveriam um numero de turnos limitado

Postby llandeiro » Mon Aug 23, 2010 5:32 pm

Ao principio era contra esta ideia de limitar artifialmente o número de turnos, mas há jogos que se prolongam demasiado.
E quando um jogo muito longo acaba, existe um envolvimento emocional, que as vezes nos leva a parar algum tempo de jogar.
Actualmente também prefiro que os jogos tenham um limite (alto) mas fixo, até por nos ultimos turnos dá para fazer estratégias a contar com o final forçado do jogo :)

Next

Return to Taberna